Decorreu hoje de manhã uma reunião sobre um despedimento colectivo no Grupo Pestana Pousadas, entre a Comissão de Trabalhadores, a DGERT e a representante legal do Grupo Pestana Pousadas.
Assistimos hoje ao reconhecimento do falhanço da privatização de parte do capital das Pousadas de Portugal e da entrega da gestão ao Grupo Pestana Pousadas. É um despedimento colectivo localizado, mas é um sinal claro de que a estratégia do Estado a quando da privatização falhou.
Ao longo dos últimos anos centenas de trabalhadores das Pousadas saíram da empresa através dos mútuos acordos. Mas muitos, sabe-se, saíram sob pressão de extinção de postos de trabalho, com medo de nada receberem... era isso que lhes era dito.
Assistiu-se nos últimos anos e assiste-se actualmente a uma substituição incrível de pessoal nas Pousadas que coloca em causa a qualidade das Pousadas. O prestígio que tinham, de oferecerem um turismo de qualidade que prestigiava Portugal além fronteiras. A crise não justifica tudo.
O despedimento colectivo levado agora a cabo nalguns postos de trabalho da sede, quebra definitivamente os laços de afectividade dos trabalhadores das Pousadas com a "nossa" Pousada, com a "nossa" empresa.
Nada será como antes!
A fúria privatizadora dos Partidos de Direita tem consequências nefastas para os trabalhadores e trabalhadoras e para o futuro de Portugal. As Pousadas foram privatizadas por Durão Barroso.
A Comissão de Trabalhadores do Grupo Pestana Pousadas, lamenta o que se está a passar, e manifesta-se totalmente contra este despedimento colectivo que só empobrece a rede das Pousadas de Portugal.
2 comentários:
Caros Amigos e Amigas,
Postámos a vossa denúncia em http://www.precariosinflexiveis.org/2011/11/privatizacao-das-pousadas-de-portugal.html
Estamos solidários com a vossa luta e por isso pedimos que nos informem das acções que vão realizando.
Um abraço solidário,
Precários Inflexíveis
Muito obrigado pelo apoio
Saudações Sindicais
Enviar um comentário